Otimização do processo de soldagem

CONTEXTO
No processo de soldagem de chapas de aço, mesmo uma baixa incidência de problemas de soldagem pode acarretar rupturas com consequências indesejáveis, como a parada da linha de produção.

 

SOLUÇÃO
Foram coletados dados operacionais e dos sensores de soldagem, assim como as características físico-químicas dos aços, e informações sobre manutenção e alarmes. Após a análise dos dados, foram explorados diversos modelos que pudessem fornecer compreensão sobre os principais fatores de influência. Ao final, testamos e validamos um modelo capaz de predizer problemas de qualidade de solda, apontando as variáveis que mais impactavam para a piora da qualidade.

 

RESULTADOS
Identificação de problemas de soldagem que antes não conseguiam ser observados, permitindo entendimento sobre as causas, e ações de prevenção de problemas de qualidade e eventuais rupturas.

Otimização de Químicos no tratamento de água

CONTEXTO
Em uma planta de tratamento de água de uma empresa de saneamento, a formulação e quantidades de químicos para o tratamento de água potável era de difícil otimização, dada a constante variação das características da água bruta coletada.

 

SOLUÇÃO
Os dados operacionais foram coletados e entendidos sob a ótica do processo. Após passarem por uma análise de consistência, usamos técnicas de aprendizado supervisionado para a modelagem e simulação de comportamento das variáveis mais importantes de controle, aplicando então técnicas de aprendizado por reforço que buscassem as dosagens ótimas de químicos.


RESULTADOS
Potencial de até 30% de redução do consumo de químicos frente ao histórico operacional, seguindo-se as recomendações dos modelos de aprendizado de máquina.